sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Turismo em Cachoeira do Sul / RS

Fala galera!

               As vezes passamos sempre pelo mesmo local, mas nunca paramos para apreciar a beleza do local. A visita de hoje foi até a   Catedral Nossa Senhora da Conceição,  que localiza-se no município de Cachoeira do Sul, região central do estado do Rio Grande do Sul.
É parte importante do patrimônio histórico local, sendo considerada, juntamente com a Praça da Matriz e o Château d'Eau (castelo de água), como um dos mais belos e conservados locais turísticos da cidade.
Abaixo temos também o monumento das águas dançantes na praça da famosa rua 7 de Setembro. lembro que a cidade conta com outras Igrejas, praia, tradicional passeio pela ponte de ferro (na entrada da cidade), ponte de pedra (localizada no interior) e também um Zoológico.

Dica: Conheça a sua cidade...









Nova Praça em Cachoeirinha / RS

Fala Galera!


             Loreto's em passeio até a nova praça de Cachoeirinha chamada de EcoTurismo. A praça fica localizada ao lado ponte de Cachoeirinha no lado direito sentido de quem vai a Porto Alegre. Uma excelente estrutura ao lado rio Gravataí.

 Confira ai..







a


quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Primeiro PEDAL de Bicicleta Nova


Fala galera!

Pra você que ganhou uma bike de Natal a dica é a seguinte:

Primeiro conheça bem a sua bike (troca de marchas) e depois, planeje e conheça o trajeto antes de pegar a estrada.

Segundo use capacete,  roupas claras e luvas.

Terceiro se está iniciando lembre que todo o imprevisto pode ocorrer, por isso leve um telefone com bateria 100%.

Quarto quando for pedalar sozinho(a) avise para alguém, onde está pedalando e leve sempre um documento de identificação.

Quinto se for pedalar a noite use pisca e farol.

Bom início de pedal.



sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Loreto'S é Top 1 e TOP 4

Fala galera!

Loreto'S encerra o ano de  Mountain Bike, sendo TOP 1 em Cachoeira do Sul e TOP 4 na Zona Sul do RS em prova final  que ocorreu em São Lourenço do Sul, sendo o único atleta/ciclista de Cachoeirinha/RS.

Muito obrigado a todos e em especial a minha esposa Inalva Lobo pela parceria.

Confira tudo em meu blog e que venha 2020.

www.bikerloretos.com.br

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Subir subir subir escalar escalar....

Fala Galera!

O assunto de hoje é sobre subir ou escalar como alguns chamam. Como podemos melhorar cada vez mais as suas subidas. No inicio de uma subida já se prepare psicologicamente quando ela for muito extensa.  Alguns pontos que podem ajudar:

Ajustar a marcha correta no inicio da subida
Não olhar para a subida
Colar na roda de outro ciclista isso ajuda a subir
Respirar bem
Pedalar em pé na bike também ajuda

Lembro que uma subida muito longa exige muita força e a consequência disso se não estiver treinado pode ser a  câimbra. Para isso treine também a sua respiração para que seja controlada, pois não basta apenas pedalar.  Você pode usar a técnica que aprendi há muito tempo onde faça o seguinte imagine que você tem uma flor e sinta o cheiro dela e depois  calmamente imagine que você tem uma vela na sua frente e apague.  Repita este processo por toda a subida bem de leve. Pronto a subida acabou esta na hora de descer ai devemos ter todo o cuidado possível, mas isso é outro assunto.

Biker Loreto’S

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Cicloturismo ou desafio de bike

Fala Galera!

Hoje vamos falar sobre um assunto que esta em alta que é o  Ciclo Turismo. O ciclo Turismo nada mais é uma forma de fazer turismo utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira bem saudável, econômica e ecológica de se conhecer novos lugares que muitas vezes até passamos por este local sem admira-lo.  Vamos aproveitar e falar sobre Desafio. Você  sabe a diferença entre as duas modalidades de pedal? Vamos lá então ciclo turismo é um pedal extremamente leve com percurso leve e com baixa altimetria (subidas pequenas ou quase nenhuma) onde podemos parar para curtir a natureza e registrar muitas imagens belíssimas. No ciclo turismo o que menos interessa é a pressa, pois o que conta mesmo é a curtição com amigos e também fazer novos amigos.
Já o Desafio é proposto por muitos organizadores de provas de MTB que também tem um trajeto menor, mas muitas vezes esta  no mesmo percurso de uma prova de Mountain Bike e com altimetria alta, onde as vezes é pesada para quem não esta acostumado a subir morros ou simplesmente esta a muito tempo  sem pedalar. Vai participar de um desafio eu aconselho a verificar o nível dificuldade antes de se inscrever no evento.
Dicas valiosas para ambos as modalidades de pedal:
·         Esteja bem hidratado;
·         Bastante agua;
·         Gel energético;
·          Barrinhas de cereal;
·         Use protetor solar
·         Camera extra;
·         Bomba de ar;
·         Capacete / luvas / Roupas Leves de preferencia de Ciclismo.
O mais importante das duas modalidades de pedal é apenas uma coisa a curtição e não esqueça cansou pare em uma sombra ou até mesmo empurre a bike para relaxar a suas pernas, pois vai ter situações onde as paisagens mais bonitas ou um lindo por do sol que somente pode  ser vista decima de morro ou local alto. Neste caso vá com muita calma que irá chegar lá. Bom pedal a todos..

Biker Loreto’S

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

O QUE COMER ANTES DE TREINAR OU EM DIA DE PROVA

Fala galera!

                      Não sei quanto a vocês, mas saber qual a alimentação correta antes de treinar ou até mesmo no dia da prova é uma dúvida constante. Você sabe qual o alimento que irá te ajudar a ter mais energia?
                     São muitas dúvidas  ou simplesmente você pode ignorá-las. Eu por exemplo adoro um bom café com tudo que tem direito se for de hotel ou pousada, então fica melhor ainda. Hoje eu adoro um bom achocolatado ou café, mas eu já colegas de pedal comendo um pote de massa antes da prova. Se pesquisar vai encontrar um monte de informações sobre isso, mas eu me alimento com o que o meu corpo esta acostumado tipo.

Banana
Aveia
Iogurte
Chocolate amargo
Mel
Carboidratos
Proteínas

Lembra que quanto mais pesada for a sua refeição isso pode até causar náuseas ou seja vontade de vomitar. Nós pedalamos muito tempo de cabeça baixa. 

Biker Loreto'S

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

-Entendendo um Pouco Mais Sobre o Mundo do Ciclismo - Parte II

Fala Galera!

Dando continuidade sobre dúvidas do ciclismo  @rafael Krugel da Ciclo Bikes de Cachoeira do Sul/RS, irá nós ajudar com estas dúvidas:

7 – Como sei que esta na hora de trocar a corrente?
     Em média o ciclista se baseava em 1.000 Km (mil) de rodagem, porém isso não pode ser parâmetro pois ciclistas utilizam a bike de forma diferente, asfalto, lama, trilhas, pedal forçada, pedal passeio....
  Deve-se regularmente fazer o teste com uma chave especial que define o nível de desgaste da corrente.

8 – Porque as camisas de ciclismo são tão apertadas?
   São apertadas para que se tenha uma aerodinâmica melhor, em situações de trilha evita "enganchar" em galhos ou em outros ciclistas entre outras características!

9  – O que deve-se carregar para uma trilha?
     Quando se vai fazer uma trilha o ideal é ter uma câmara reserva, um kit de cola, espátulas, procure tirar os bar hands (se utiliza), entre os equipamentos fundamentais como capacete, luvas (de preferência fechada se a trilha for muito técnica), óculos (de preferência lentes claras se a trilha tiver trechos de mata fechada), spray anti adesão (o que evita o acúmulo de barro nas canelas da suspensão, tubos do quadro e demais locais na bike... 

10 – Quais são as regras básicas para trocar uma câmara furada?
      Para trocar uma câmara são 10 passos:
1°- Colocar o câmbio traseiro na marcha mais pesada (menor);
2°- Tirar a roda da bicicleta;
3° - Tirar o pneu, utilizar espátulas com cuidado para não “morder” a câmara ou danificar o aro;
4° - Revisar com cuidado o pneu afim de encontrar o causador do furo. Dica, passe algo de algodão levemente por dentro do pneu, eu por exemplo utilizo a munhequeira, pois assim se localiza o espinho ou arame no momento em que desfiar.
5° - Remova com cuidado o espinho, arame...
6° - Coloque um lado do pneu na roda;
7° - Infle um pouco a câmara nova antes de colocar dentro do pneu;
8° - Coloque dentro do pneu e coloque o pneu com cuidado para não “morder” a câmara nova no aro;
9° - Coloque a roda na bicicleta, como está na marcha menor o câmbio fica mais recuado, o que facilita a colocação da mesma;
10° - Aperte a blocagem ou porcas com cuidado, pressionando o freio traseiro pois desta forma a roda se auto centralizará, infle a câmara com a calibragem adequada e bora terminar de curtir seu pedal!

11 – Quando eu tenho que trocar o guidom?
      O momento indicado para trocar o guidão é após uma queda onde o mesmo sofreu um impacto grande, o que pode causar fadiga do produto levando a quebrar inesperadamente ou em situações de desconforto nos ombros e braços, ai deve-se recorrer a um Bike Fit para definir a medida ideal. Dica, sempre aperte o suporte de guidão com um torquímetro com o torque correto que geralmente consta no produto.

12 – Como sei que esta bicicleta é para o meu tamanho?
         Para se saber a medida da bicicleta ideal o mais correto é fazer um Bike Fit ou até mesmo recorrer a tabelas SEGURAS de medidas de quadros e pessoas. 

13 – Que ferramentas e sobressalentes devo levar comigo em uma pedalada?
      Numa pedalada é muito importante estar sempre prevenido para o inesperado. É importante levar sempre uma câmara reserva, um kit de cola e remendos, espátulas, bananinha ou algo que reponha glicose e evite cãibras, muita água, bomba, kit de chaves (importante chave de corrente)... Dica, caso tenha esquecido as espátulas em casa pode utilizar as blocagens para tirar o pneu.

14 – Com que frequência é necessário revisar a minha bike?
      Varia muito quanto a frequência do seu uso. Porém o ideal é a cada meio ano no máximo fazer uma geral com lubrificação, se não tem uma pedalada muito frequente. Dica, se teu freio é hidráulico troque o óleo uma vez por ano e quando sentir que baixou o nível, efetue a sangria. Dica, sempre após a pedalada limpe e lubrifique a corrente.

15 – Qual a melhor bicicleta para a pratica de Mountain bike?
    A melhor bicicleta para se praticar o MTB primeiramente deve ter produtos compatíveis, de uma qualidade superior. Deve ser uma bike ideal para suas medidas. Procure analisar a geometria do quadro, existem diferenças entre modelos que podem ajudar no retorno ao ciclista.  

16 – Minha tem um estralo ou rangido, devo me preocupar?
      Se foi detectado um estralo ou rangido na sua bike não deixe para amanhã para procurar a solução pois desta forma o problema pode se agravar e muitas vezes os gastos são maiores quando se deixa passar despercebido.

17 - Pedalei na chuva e agora o que devo limpar e quando?
       Quando ocorre pedal na chuva ou barro o primeiro procedimento é lavar a bike com água e desengraxante (Ex:. Algoo Multiuso), se deve limpar com cuidado a corrente, de preferência com o kit de limpeza da corrente ou até mesmo uma escovinha, analise as pastilhas caso tenha algum objeto estranho que possa danificar, passe o spray limpador de discos, limpe com cuidado a transmissão (câmbios) e também a suspensão pois geralmente se acumula terra entre o crown e a bengala, o que pode danificar os retentores. Após a secagem da bike aplique óleo ou cera na corrente e uma pequena quantidade nos cabos e conduites.
18 - Qual o período para fazer uma manutenção na suspensão?
     Varia muito de acordo com as marcas. Existem marcas que deve-se fazer manutenção em 99 horas de uso, outras com apenas 40 horas de uso. Uma manutenção bem feita evita o desgaste de peças internas, procure fazer essa manutenção antes de criar folgas. Se sua suspensão é a ar calibre de acordo com seu peso.

19 - Cubos rolamentados ou com  esfera? Qual a melhor opção?
     Cubos com rolamento tem uma rodagem melhor, flui mais a pedalada do que cubos esferados porém a Shimano adota apenas cubos esferados pelo fato de que em curvas as esferas tem um desempenho melhor não recebendo tanta tensão como os rolamentos e tendo assim uma durabilidade maior.  

20 - Esta escampando as marchas ou trocando sozinho. O que esta ocorrendo?
      Quando acontece isto provavelmente as marchas estão desreguladas ou há desgaste da transmissão. Deve-se ir a uma loja de confiança e pedir que analisem o ocorrido. Dica, Nunca tentem regular as marchas durante um percurso pois dependendo do local que você mexer pode fazer com que o câmbio traseiro exceda o seu limite fazendo com que ele entre no meio dos raios, o que será um prejuízo muito maior!


terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Prova de Moutain Bike 2019 - ULC - Ultima Etapa

Fala Galera!

       Neste domingo (01/12/19) ocorreu a última etapa do campeonato da Zona Sul da ULC edição 2019 e Loreto’S estava lá representando Cachoeirinha/RS,  com muita felicidade, orgulho e expectativas  que foram superadas com as corridas de cada etapa (Cristal/Tapes/Arroio Do Padre/Pelotas –Cascata/São Lourenço Do Sul – Boqueirão/Sentinela Do Sul/Chuvisca/Rio Grande/São Lourenço Do Sul). Foram um ano inteiro de treinos intenso longas estradas até chegar ao local de cada  prova, sempre com muita ansiedade nas largadas, mas com  muita vontade de vencer e de estar lá em cima do pódio. A prova do Boqueirão (São Lourenço do Sul/RS) é a melhor XCM que podemos esperar com um trajeto espetacular e muito rápido. Em relação ao trajeto tinha muitas subidas ingrimides e descidas rápidas. O dia também ajudou, pois não estava muito quente somente o suficiente para correr um suorzinho. Nesta prova a minha colocação iria definir a colocação geral do campeonato no PODIUM. O trajeto da minha categoria foi 41KM e a elevação de 782m, sendo que a subida mais alta foi de 232m realizei a prova em um tempo de 2:41m com a velocidade média de 20,5km/h.  A disputa pelo terceiro lugar foi pegada até o final, mas na chegada não consegui segurar e acabei ficando em quarto lugar, pois a câimbra pegou na chegada e travou a perna. Um muito obrigado a minha esposa @InalvaLobo, pela parceria nas provas seja com sol ou chuva. Parabéns a equipe da ULC pelo show de organização. Nesta prova consumi duas garrafas de água e 3 gel, mas o apoio estava fornecendo água no percurso.

Dicas:

Hospedagem: @Casada Schimier 

Distancia de: Porto Alegre/RS   até a localidade de Boqueirão 198KM

Almoço no local da prova