terça-feira, 10 de dezembro de 2019

-Entendendo um Pouco Mais Sobre o Mundo do Ciclismo - Parte II

Fala Galera!

Dando continuidade sobre dúvidas do ciclismo  @rafael Krugel da Ciclo Bikes de Cachoeira do Sul/RS, irá nós ajudar com estas dúvidas:

7 – Como sei que esta na hora de trocar a corrente?
     Em média o ciclista se baseava em 1.000 Km (mil) de rodagem, porém isso não pode ser parâmetro pois ciclistas utilizam a bike de forma diferente, asfalto, lama, trilhas, pedal forçada, pedal passeio....
  Deve-se regularmente fazer o teste com uma chave especial que define o nível de desgaste da corrente.

8 – Porque as camisas de ciclismo são tão apertadas?
   São apertadas para que se tenha uma aerodinâmica melhor, em situações de trilha evita "enganchar" em galhos ou em outros ciclistas entre outras características!

9  – O que deve-se carregar para uma trilha?
     Quando se vai fazer uma trilha o ideal é ter uma câmara reserva, um kit de cola, espátulas, procure tirar os bar hands (se utiliza), entre os equipamentos fundamentais como capacete, luvas (de preferência fechada se a trilha for muito técnica), óculos (de preferência lentes claras se a trilha tiver trechos de mata fechada), spray anti adesão (o que evita o acúmulo de barro nas canelas da suspensão, tubos do quadro e demais locais na bike... 

10 – Quais são as regras básicas para trocar uma câmara furada?
      Para trocar uma câmara são 10 passos:
1°- Colocar o câmbio traseiro na marcha mais pesada (menor);
2°- Tirar a roda da bicicleta;
3° - Tirar o pneu, utilizar espátulas com cuidado para não “morder” a câmara ou danificar o aro;
4° - Revisar com cuidado o pneu afim de encontrar o causador do furo. Dica, passe algo de algodão levemente por dentro do pneu, eu por exemplo utilizo a munhequeira, pois assim se localiza o espinho ou arame no momento em que desfiar.
5° - Remova com cuidado o espinho, arame...
6° - Coloque um lado do pneu na roda;
7° - Infle um pouco a câmara nova antes de colocar dentro do pneu;
8° - Coloque dentro do pneu e coloque o pneu com cuidado para não “morder” a câmara nova no aro;
9° - Coloque a roda na bicicleta, como está na marcha menor o câmbio fica mais recuado, o que facilita a colocação da mesma;
10° - Aperte a blocagem ou porcas com cuidado, pressionando o freio traseiro pois desta forma a roda se auto centralizará, infle a câmara com a calibragem adequada e bora terminar de curtir seu pedal!

11 – Quando eu tenho que trocar o guidom?
      O momento indicado para trocar o guidão é após uma queda onde o mesmo sofreu um impacto grande, o que pode causar fadiga do produto levando a quebrar inesperadamente ou em situações de desconforto nos ombros e braços, ai deve-se recorrer a um Bike Fit para definir a medida ideal. Dica, sempre aperte o suporte de guidão com um torquímetro com o torque correto que geralmente consta no produto.

12 – Como sei que esta bicicleta é para o meu tamanho?
         Para se saber a medida da bicicleta ideal o mais correto é fazer um Bike Fit ou até mesmo recorrer a tabelas SEGURAS de medidas de quadros e pessoas. 

13 – Que ferramentas e sobressalentes devo levar comigo em uma pedalada?
      Numa pedalada é muito importante estar sempre prevenido para o inesperado. É importante levar sempre uma câmara reserva, um kit de cola e remendos, espátulas, bananinha ou algo que reponha glicose e evite cãibras, muita água, bomba, kit de chaves (importante chave de corrente)... Dica, caso tenha esquecido as espátulas em casa pode utilizar as blocagens para tirar o pneu.

14 – Com que frequência é necessário revisar a minha bike?
      Varia muito quanto a frequência do seu uso. Porém o ideal é a cada meio ano no máximo fazer uma geral com lubrificação, se não tem uma pedalada muito frequente. Dica, se teu freio é hidráulico troque o óleo uma vez por ano e quando sentir que baixou o nível, efetue a sangria. Dica, sempre após a pedalada limpe e lubrifique a corrente.

15 – Qual a melhor bicicleta para a pratica de Mountain bike?
    A melhor bicicleta para se praticar o MTB primeiramente deve ter produtos compatíveis, de uma qualidade superior. Deve ser uma bike ideal para suas medidas. Procure analisar a geometria do quadro, existem diferenças entre modelos que podem ajudar no retorno ao ciclista.  

16 – Minha tem um estralo ou rangido, devo me preocupar?
      Se foi detectado um estralo ou rangido na sua bike não deixe para amanhã para procurar a solução pois desta forma o problema pode se agravar e muitas vezes os gastos são maiores quando se deixa passar despercebido.

17 - Pedalei na chuva e agora o que devo limpar e quando?
       Quando ocorre pedal na chuva ou barro o primeiro procedimento é lavar a bike com água e desengraxante (Ex:. Algoo Multiuso), se deve limpar com cuidado a corrente, de preferência com o kit de limpeza da corrente ou até mesmo uma escovinha, analise as pastilhas caso tenha algum objeto estranho que possa danificar, passe o spray limpador de discos, limpe com cuidado a transmissão (câmbios) e também a suspensão pois geralmente se acumula terra entre o crown e a bengala, o que pode danificar os retentores. Após a secagem da bike aplique óleo ou cera na corrente e uma pequena quantidade nos cabos e conduites.
18 - Qual o período para fazer uma manutenção na suspensão?
     Varia muito de acordo com as marcas. Existem marcas que deve-se fazer manutenção em 99 horas de uso, outras com apenas 40 horas de uso. Uma manutenção bem feita evita o desgaste de peças internas, procure fazer essa manutenção antes de criar folgas. Se sua suspensão é a ar calibre de acordo com seu peso.

19 - Cubos rolamentados ou com  esfera? Qual a melhor opção?
     Cubos com rolamento tem uma rodagem melhor, flui mais a pedalada do que cubos esferados porém a Shimano adota apenas cubos esferados pelo fato de que em curvas as esferas tem um desempenho melhor não recebendo tanta tensão como os rolamentos e tendo assim uma durabilidade maior.  

20 - Esta escampando as marchas ou trocando sozinho. O que esta ocorrendo?
      Quando acontece isto provavelmente as marchas estão desreguladas ou há desgaste da transmissão. Deve-se ir a uma loja de confiança e pedir que analisem o ocorrido. Dica, Nunca tentem regular as marchas durante um percurso pois dependendo do local que você mexer pode fazer com que o câmbio traseiro exceda o seu limite fazendo com que ele entre no meio dos raios, o que será um prejuízo muito maior!


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