Sei que muitas
vezes surgem algumas perguntas quando o assunto é bicicleta, para isso
convidamos @rafael Krugel da Ciclo Bikes de Cachoeira do Sul/RS, para ajudar com
estas dúvidas.
Confira a primeira parte da entrevista:
1 – Por que ciclistas devem usar bermudas de ciclismo?
A bermuda de
ciclismo possui um forro especial com as devidas densidades adequadas para o
homem e para a mulher, portanto o uso de bermudas de ciclismo faz com que sua
pedalada seja muito mais confortável evitando dores.
2 – Qual é a luva melhor? A que cobre inteiramente os dedos
ou a que cobre só metade dos dedos?
Ambas são boas,
porém se define o quão uma é melhor que outra em diferentes situações. No
inverno por exemplo ou em situações de provas de MTB extremo (DH) e trilhas
onde a chance de quedas e acidentes é maior, a melhor é com dedos pois protege
mais. Já no verão a mais indicada é a sem dedos por ser mais transpirável e se
destaca também por disponibilizar mais sensibilidade na frenagem e na troca de
marchas.
3 – Qual é a pressão recomendada para o pneu da bicicleta?
É muito relativo,
pois varia de acordo com o peso do ciclista, mas em média nas estradas de chão
se utiliza cerca de 28/30 PSI e nos percursos de asfalto 38/45 PSI.
4 – Por que o selim da bicicleta tem que ficar tão alto?
A altura do selim
varia de acordo com a medida do cavalo da pessoa. Por isso é muito importante a
pessoa fazer um Bike Fit para ajustar adequadamente a altura do seu selim
evitando problemas futuros na coluna....
5 – O que muda se eu trocar meus pneus de Mountain Bike para
pneus slick (lisos)?
Em situações de
pedal no asfalto o rendimento será maior pois terá menos atrito do que pneus
com cravo mas deixa a desejar em estradas de chão, podendo ocasionar até
acidentes, por ter uma facilidade maior em deslizar. Já pneus com cravo
desenvolvem melhor em estradas de chão e "seguram" mais em asfalto
porém isso pode ser solucionado com a calibragem correta em ambos os terrenos.
6 – Qual a frequência e como eu devo lubrificar a minha corrente?
A corrente deve
ser lubrificada SEMPRE após um pedal e SEMPRE após uma lavagem. Existem
diversos modelos de lubrificantes para ambos os terrenos e climas. Ao contrário
do que se pensa, deve-se colocar o mínimo de lubrificante possível numa corrente,
de preferência um mínimo pinguinho em cada elo na parte interna. Uma dica é
utilização da CERA como lubrificante pois ela evita o acúmulo de sujeira. E
procure utilizar lubrificantes que possuem em composto politetrafluoretileno
(PTFE), o que diminui o atrito.
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